HOME BANCA DE NOTÍCIAS CLIENTES CONTATO CADASTRE-SE JORNALISTA
Busca Rápida



Categorias


INVESTIMENTOS SLOW FOOD FERNANDO DE NORONHA FESTIVAL DE MARCHINHAS VERÃO TRASLADO INSTALAÇÃO DESCONTOS SABORES DA ROÇA CAVERNAS FESTIVAL INTERNACIONAL DE JAZZ MORANGO DESCONTOS: ÁGUAS DE SÃO PEDRO PRÊMIO ACESSIBILIDADE HOTEL BOUTIQUE POCKET RESORT LUXO FECOMERCIÁRIOS FINADOS NAMORADOS SORTEIO OSASCO RIO NEGRO FESTAS NOVO SITE.


Novidade em Campos do Jordão(SP): passeio reúne artistas da Mantiqueira, produtos orgânicos, gastronomia slow food e muita natureza

09/05/2018

A 15 km do centro de Campos, roteiro é cheio de estradinhas bucólicas cercadas de mata nativa e dá para percorrer de bicicleta, moto ou carro. Tudo sem pressa para vivenciar a natureza, a simplicidade do campo, conhecer artistas da Mantiqueira e ainda saborear uma autêntica gastronomia da roça.

Existe vida fora do centrinho do Capivari, principalmente para turistas que querem experimentar um outro lado de Campos do Jordão, o “lado B”, longe da agitação que toma conta da cidade nessa época do ano, início da alta temporada.

Em um passeio imperdível pelas estradinhas locais dá para combinar arte e design exclusivos de artistas da região da Mantiqueira, gastronomia autêntica e compra de produtos orgânicos e da região em um charmoso empório. O roteiro é bem fácil, sinalizado, e está próximo não só de Campos (15 km do centro), como a 26 km de Santo Antônio do Pinhal (SP) e 35 km de São Bento do Sapucaí (SP) no chamado “Triângulo das Serras”.

1ª Parada: Arte & Design da Mantiqueira - É sempre bom começar pelas novidades e, no caso deste roteiro, se chama Espaço LuzAzul Arte & Design da Mantiqueira que acaba de ser inaugurado dentro do Circuito Turístico dos Mellos. Uma “casinha” que se destaca pelo azul bem forte que toma conta de toda a fachada. Impossível não ser notada. O azul anil, extraído das anileiras, arbusto da Mantiqueira, foi desenvolvido com exclusividade pelo Atelier Etno Botânica, especialista em corantes naturais.

A LuzAzul reúne em um só lugar obras de mais de 20 artistas que antes estavam espalhadas pelos ateliês em várias cidades da região. Há peças em exposição e à venda de artistas premiados (Morito Ebine, Eduardo Miguel, André Marx, André Wagner, Cinthya Gavião, Gabriela Rossi, Marisa Mouallem, etc) e outros em ascensão. Em comum, a vida na Serra da Mantiqueira e o trabalho artesanal com design exclusivo e 100% brasileiro. (Veja lista completa com informações de cada um no link http://bancadenoticias.com.br/release.php?id_release=1096)

A LuzAzul é um verdadeiro mapa da mina para quem procura peças charmosas e de qualidade com preços bem mais em conta. Há móveis em madeira, cadeiras, mesas, esculturas, luminárias coloridas em fibra vegetal, outras em bambu, gravuras, cerâmicas feitas com a técnica de paperclay, arte em vidro (glass fusing), em papel artesanal extraído de fibras vegetais, vasos, peças de decoração feitas em lã natural e outros objetos com preços que variam de R$ 20 a R$ 10 mil reais.

Objetos que surpreendem pela criatividade e que valorizam a beleza do material utilizado, geralmente reciclado ou encontrado no meio da natureza como restos de árvores, madeira descartada pelas madeireiras locais, sementes, folhas, etc.

O Espaço LuzAzul nasceu do empresário do ramo de turismo Oskar Kedor. Apaixonado pela região, Kedor é um incansável divulgador da arte da Mantiqueira e reparou na dificuldade que turistas e amigos tinham em adquirir as obras. “Eu sempre recomendava a visita aos ateliês, mas, como ficavam todos espalhados, muitos não conseguiam ir. Faço toda a curadoria da LuzAzul baseada na biografia de cada artista, na sustentabilidade dos produtos utilizados e também na preocupação com a comunidade local”, explica Oskar Kedor.

Outros artistas da Mantiqueira irão se juntar aos que já estão no Espaço LuzAzul e uma agenda de oficinas e workshops está sendo preparada para o segundo semestre. A ideia é que estes artistas ensinem durante um dia ou um fim de semana algumas técnicas para que as pessoas possam estimular a criatividade e aprender a fazer objetos de madeira, papel reciclado e outros materiais.

2ª Parada - gastronomia slow food e produtos da Mantiqueira: Para completar o passeio nada melhor do que uma parada para apreciar os produtos locais e a gastronomia baseada no movimento slow food do chef Francisco Lima no Empório dos Mellos que fica bem em frente a LuzAzul. É só atravessar a estradinha.

O chef tem uma importante parceria com os produtores e oferece desde um surpreendente azeite e várias cervejas artesanais produzidos na Mantiqueira, até chocolates orgânicos de cacau de agroflorestas, café biodinâmico, geleias, mel, pães, bolos, vinhos brasileiros e outras delícias. Tem até uma quitanda com orgânicos do bairro.

A dica é relaxar e experimentar os pratos do chef Lima que oferece uma experiência autêntica com um menu que muda de acordo com a sazonalidade. As refeições são compostas por Mimo de Chegada (pinhão, queijos da Mantiqueira, tomate de árvore, etc), Aperitivo (mini pasteis, peixinho da horta, bolinho caipira), Entrada (salada PANC - plantas alimentícias não convencionais, polenta de milho verde), Prato Principal (sempre 3 opções: galinha caipira, porco e peixe da região), e para terminar, Sobremesa acompanhada de um cafezinho ou chá da horta. Cardápio de outono.

“Nossa gastronomia é baseada no conceito do ?campo para a mesa?. Todo cardápio é elaborado com insumos produzidos por pequenas famílias da região, valorizando o entorno. E a equipe é formada por jovens da comunidade que recebem treinamentos e toda capacitação para o desenvolvimento pessoal e profissional e assim atuar na área de gastronomia. Nós estamos 100% integrados com a comunidade local e com a natureza exuberante da Serra da Mantiqueira”, explica Lima

O empório também oferece, a partir das 9h, um farto café da manhã com sucos naturais, café, chá, ovos mexidos, pães, bolos, geleias, frutas e outras delícias. A partir do meio dia já começa a ser servido o almoço. E toda essa experiência é embalada ao som de músicos da região que trazem no repertório o fino da Bossa Nova, Choro e MPB.

SERVIÇO

Espaço LuzAzul

aberto sábado, domingos e feriados das 11h às 18h

Rua Elídio Gonçalves da Silva 1747

redes sociais: www.facebook.com/LuzAzul-arte-design-da-Mantiqueira-

insta: @luzazul arte e design da Mantiqueira

Empório dos Mellos

Aberto: sexta-feira das 9h as 17h

sábados e domingos das 9h as 17h30

e segunda das 9h as 17h

Demais dias:fechado, exceto temporada e feriados.

*Em julho, abre todos os dias

Rua Elídio Gonçalves da Silva, 1.800 (em frente ao Espaço LuzAzul)

Informações e reservas (12) 99751 2601

www.emporiodosmellos.com.br

Circuito Turístico do Bairro dos Mellos,

Campos do Jordão (SP)

*fotos em alta resolução em www.bancadenoticias.com.br


    
Veja todas as fotos


Últimos Releases



Contato

Silvana Pereira
silvana@bancadenoticias.com.br
(011) 2528 0925
(011) 98274 1238

© 2024 - Banca de Notícias. Todos os direitos reservados.