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Redes sociais e clubes de desconto; vale a pena entrar?

12/07/2012

Muito já se falou sobre a importância das redes sociais e clubes de desconto para o crescimento das empresas em um mercado cada vez mais competitivo. Mas será que para o pequeno hoteleiro ou dono de pousada vale a pena entrar?

Não há dúvida de que as redes sociais são essenciais para consolidar uma marca, conhecer mais profundamente os gostos e desejos do cliente e prospectar novos segmentos de mercado. Afinal, segundo pesquisas de publicações especializadas, o Brasil está entre os primeiros do mundo em número de usuários em redes sociais. Não há nenhuma razão para “fugir” destas ferramentas. Mas, antes de ceder a “pressão” para colocar a empresa no facebook, twitter e redes sociais ou entrar naquele famoso clube de desconto ou de compra coletiva, o pequeno empresário deve se preparar e ter algumas questões bem claras para não cair em armadilhas.

“Pequenos empresários, donos de hotéis e pousadas, devem ficar atentos às redes sociais para alavancar negócios na baixa temporada e planejar o futuro. Ter uma fan page no facebook é importantíssimo, mas antes de dar este passo, o empresário deve ter um site bem feito, com um texto agradável e objetivo, sem erros de português e com ótimas fotos, além de ter as tarifas expostas. O internauta geralmente entra no face e depois vai para o site checar as informações. Não tem como escapar do uso destas ferramentas”, afirma Eduardo Faraco, consultor com mais de 25 anos de experiência em consultoria e gestão hoteleira.

Outra questão primordial é destinar um tempo todos os dias para visitar a fan page, atualizar as informações e responder dúvidas e perguntas dos internautas. “As redes sociais são ótimas para alavancar negócios, mas também podem terminar com uma empresa de uma hora para outra. Tem um grande potencial para provocar crises, por isso há necessidade de um monitoramento constante e agilidade para resolver problemas e dúvidas de clientes”, aconselha Faraco.

Clubes de desconto – Outra dúvida que sempre aparece está relacionada aos clubes de desconto ou compras coletiva. Vale a pena? Apesar deste tipo de parceria ser uma alternativa para aumentar as vendas, o empresário deve levar em conta algumas questões para não dar “um tiro no próprio pé”.

“Se o dono de uma pequena pousada ou hotel precisa fazer caixa urgente, o telefone não está tocando, o site está com poucos acessos, e-mails não estão chegando e não há dinheiro suficiente para anunciar em mídias tradicionais, pode ser que os clubes de desconto sejam uma boa alternativa para sair do sufoco”, afirma Faraco.

Mas, algumas precauções devem ser tomadas. O empresário deve analisar o público alvo do clube de desconto com o qual está negociando. Precisa também saber quantos dias o hotel ou pousada vai ficar on line e que outros canais, além do site, o clube de desconto utiliza para divulgar a promoção. É necessário também agregar outros produtos e serviços à promoção para conseguir um melhor resultado financeiro.

“Não existe milagre. Os sites de compras coletivas vão pedir descontos e comissões altas, por isso deve se pensar muito bem antes de assinar um contrato. O empresário deve analisar também empreendimentos com características semelhantes ao dele e ver como foram as vendas durante a promoção. As estatísticas de vendas muitas vezes permanecem na web mesmo que ela tenha expirado. Se não aparecerem, pergunte ao representante comercial. Se ele dizer que não sabe, que não tem, ou que não pode dar, fuja desta negociação” aconselha Faraco.

Se houver interesse no assunto, podemos agendar entrevistas com Eduardo Faraco para falar sobre este assunto e sobre gestão e operação hoteleira. Entre em contato com silvana@bancadenoticias.com.br ou pelos telefones (11) 25280925 ou (11) 8274 1238

Saiba mais sobre Eduardo Faraco: Com mais de 25 anos de experiência na área de hotelaria, Eduardo Faraco é graduado em administração hoteleira, Mestre em turismo pela Universidade Caixas do Sul (RS) e Mestre em Administração Internacional de Hotéis – Schiller University - Londres, Inglaterra. É professor, palestrante e consultor. Atua também em Gestão e Operação de Empreendimentos Turísticos desde 1982 com ênfase em Meios de Hospedagem, Alimentação Fora do Lar e Planejamento de Destinos e Atrativos Turísticos. É consultor credenciado do Sebrae e sócio-diretor da Faraco Consultores Associados tendo desenvolvido mais de 450 projetos junto à iniciativa privada (hotelaria, gastronomia e destinos turísticos), órgãos públicos, ONGs e OSCIPs.



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Silvana Pereira
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