HOME BANCA DE NOTÍCIAS CLIENTES CONTATO CADASTRE-SE JORNALISTA
Busca Rápida



Categorias


MELHORIAS BAILE DE CARNAVAL CARNAVAL, ÁGUAS DE SÃO PEDRO PASSEIO DESFILE DE FANTASIAS LUZES DE NATAL CASA N ÁRVORE LAGOAS BAIXA TEMPORADA BOOKING FERNANDO DE NORONHA ANAVILHANAS TERCEIRA IDADE INVERNO MANAUS, BOUTIQUE MÚSICA CLÁSSICA CARTÃO FIDELIDADE PORTAIS EM SOCORRO FINADOS DIA DOS PAIS JANTAR ÀS ESCURAS REFORMA CHAMPANHES ROTHSCHILD FRENTE AO MAR FESTIVAL CULTURAL


Caminho das Artes em Santo Antônio do Pinhal reúne vários artistas com ateliês abertos ao público

02/04/2012

A cidade de Santo Antônio do Pinhal, a apenas 170 km de São Paulo, oferece várias atrações aos turistas. Para quem gosta de artesanato de qualidade, o “Caminho das Artes” é imperdível. Este roteiro turístico foi elaborado pelos próprios artistas que vivem na cidade com o objetivo de divulgar a arte local.

Encravada no alto da Serra da Mantiqueira, Santo Antônio do Pinhal é uma típica cidade do interior, tranquila e hospitaleira. Não é por acaso que vários artistas renomados resolveram se instalar na cidade com seus ateliês.

No “Caminho das Artes” os artistas facilitam o acesso as suas obras abrindo os ateliês a visitação. O turista pode comprar ou encomendar peças exclusivas em cerâmica, joias, móveis, arte em madeira e tecido, além de velas, produtos de banho, chás e temperos.

Deste roteiro turístico faz parte o artista Leonardo Bueno (www.leonardobueno.com) que transforma madeira descartada como resíduo em incríveis peças de arte e design. Leonardo já participou de exposições no mundo inteiro, como Viena, Paris, Budapeste, Londres, Milão e Madri. O ateliê de Morito Ebine (www.moritoebine.com) também está no roteiro. Ele é mestre na confecção de móveis de encaixe e segue as técnicas da tradicional marcenaria japonesa. As peças são muito criativas e duráveis. Outro artista, André Marx (www.andremarx.com.br), utiliza também a madeira como matéria prima, tem um estilo próprio e seus móveis são confeccionados em madeiras amazônicas, provenientes de manejo sustentável ou demolição. Outro ateliê que não pode deixar de ser visitado é do premiado artista Eduardo Miguel (www.eduardomiguelpardo.com) que utiliza madeira descartada como lixo e a transforma em verdadeiras obras de arte. Gravetos, sementes, bambu, restos da construção civil ganham formas belíssimas nas mãos de Eduardo que foi premiado no Japão, Itália e Noruega.

Já quem procura peças em cerâmica deve visitar neste roteiro o Jardins de Barro Cerâmica (www.jardinsdebarro.com.br). A paulista Nancy Barros transformou a chácara de final de semana na sua casa definitiva em Santo Antônio do Pinhal. Lá também montou o ateliê onde trabalha com criações exclusivas, produzidas uma a uma e queimadas em alta temperatura. A artista Sylvia Garner também desenvolve peças exclusivas de cerâmica de alta temperatura para cozinha e decoração, e joias em prata. Ela aceita encomendas. A Cerâmica Dejulis também faz parte do Caminho das Artes. O artista Dejulis utiliza uma milenar técnica japonesa, conhecida como Raku, dando as peças uma esmaltação bem diferenciada.

No “Caminho das Artes” o turista ainda encontra a Phamarcia de Quintal com produtos elaborados artesanalmente com ervas e flores; a Casa da Mata que, literalmente, fica no meio da mata e vende shiitake e outros produtos artesanais como chutneys, geleias e antepastos; a História em Retalhos com trabalhos em patchwork; a Arte Madeira & Memória, onde peças e móveis antigos são restaurados e transformados; a Fazenda Renópolis (www.renopolis.com.br) que, além de vender produtos artesanais feitos com material da fazenda, como palha de milho e sementes, tem uma casa de chá onde o turista pode escolher entre mais de 40 tipos para acompanhar os bolos e tortas vendidos por lá. Já a Prata d`lua vende peças produzidas em prata, cobre e latão com pedras semipreciosas. Todas com design exclusivo.

E, finalmente, quem aprecia velas não pode deixar de passar na Oficina das Artes Santo Antonio do Pinhal. Lá o turista vai encontrar velas e luminárias artesanais produzidas com madeira, bambu e flores secas.

Quem quiser fazer o roteiro “Caminho das Artes” e se hospedar na cidade vai encontrar dezenas de pousadas charmosas, de vários estilos e preços. O visitante pode pegar este roteiro turístico, inclusive com o mapinha com a localização de todos os ateliês, no Centro de Informação Turística, que fica logo na entrada de Santo Antônio do Pinhal, e na Associação Comercial (ACASAP) localizada na Praça do Artesão. Mais informações nos telefones (12) 3666 1444 / 3666 2595 / 3666 2105 ou pelo site www.acasap.com.br


  
Veja todas as fotos


Últimos Releases



Contato

Silvana Pereira
silvana@bancadenoticias.com.br
(011) 2528 0925
(011) 98274 1238

© 2024 - Banca de Notícias. Todos os direitos reservados.