HOME BANCA DE NOTÍCIAS CLIENTES CONTATO CADASTRE-SE JORNALISTA
Busca Rápida



Categorias


MUSEU DE SANTANA LUA DE MEL FERIADOS TIRADENTES E DIA DO TRABALHO FESTIVAL DE JAZZ & BLUES CARNAVAL LITORAL SUL DA BAHIA FACEBOOK CONGRESSO REDES SOCIAIS INSTALAÇÃO TREM MARIA-FUMAÇA TURISMO RURAL JULHO PRAIA JANEIRO CACHAÇA PASSAPORTE GRÁTIS JERICOACOARA SERRA DA MANTIQUEIRA SOSSEGO CAMPANHA OUTUBRO ROSA MEIOS DE HOSPEDAGEM MAI BRITT PARAÍSO BIRDWATCHING


Verão com novidades em Socorro(SP). Caminhadas em grutas e exploração de caverna atraem turistas

11/01/2017

Socorro é uma das cidades mais visitadas do interior paulista (só no ano passado foram mais de 1 milhão e 500 mil turistas) e muito conhecida pelas diversas atividades de aventura que oferece. Nesta época do ano - com o calor batendo recordes - o rafting no Rio do Peixe é o mais procurado.

Mas, neste verão, Socorro está com duas atividades de aventura bem atraentes para os turistas que querem experimentar algo novo: o trekking (caminhada) em 4 grutas no Parque de Aventura Pedra Bela Vista e o caving na Caverna Quebra Corpo. O caving nada mais é do que a exploração de cavernas com vários obstáculos, como fendas entre rochas, túneis e rios subterrâneos. As atividades podem ser praticadas por turistas de todas as idades, inclusive crianças a partir de 5 anos.

Trekking nas grutas da Pedra Bela Vista - O trekking ou caminhada em grutas acontece no Parque de Aventura Pedra Bela Vista localizado em um dos pontos mais altos de Socorro com uma vista maravilhosa da região. O passeio dura cerca de 2h30 e durante o trajeto os visitantes passam por 4 pequenas grutas com grau de dificuldade médio.

Entre as grutas há 3 que se destacam: a Boca do Sapo, Gruta do Olheiro e a Gruta do Morcego. Na Boca do Sapo, o visitante tem uma visão incrível da Serra da Mantiqueira. Nesse trecho, o turista passa entre duas rochas que tem o formato de uma boca larga. Vem daí o nome: Boca do Sapo.

Já a Gruta do Olheiro tem uma curiosidade histórica: o local foi usado por tropas paulistas durante a Revolução Constitucionalista de 1932. A gruta era refúgio de olheiros do lado paulista que ficavam aguardando o andamento das tropas mineiras para avisar o comando de guerra.

A outra gruta que ganha destaque neste percurso é a Gruta do Morcego. Nessa gruta é possível observar uma família de cerca de 20 morcegos frutíferos. A entrada na gruta é opcional, Os morcegos se alimentam de pequenos frutos da mata e são monitorados com frequência por órgãos ambientais do governo do Estado, o que garante a saúde dos animais e dos visitantes. A entrada é controlada e só pode ser feita com uso de máscaras e na presença do condutor da atividade. Para finalizar o passeio, os visitantes descem a rocha por um rapel guiado de cerca de 10 metros. O passeio é indicado para crianças a partir de 12 anos. Mas, crianças a partir de 8 anos podem fazer a trilha acompanhados dos pais.

O trekking das grutas na Pedra Bela Vista custa R$ 65,00 por pessoa com guias treinados e equipamentos de segurança.

Caving Caverna Quebra Corpo: A caverna Quebra Corpo é considerada uma das maiores cavernas de granito já catalogadas no Brasil. As cavernas com formação granítica não apresentam estalactites e estalagmites, comuns em cavernas de calcário.

O atrativo principal do caving na Quebra Corpo é a transposição de diferentes obstáculos, além de permitir o contato com um ecossistema diferenciado.

Os turistas seguem por uma trilha 300 metros até a entrada da caverna. Com frequência dá para avistar diversos pássaros e alguns vestígios deixados por animais silvestres no leito de areia na entrada da caverna, principalmente de pequenos roedores.

A Quebra Corpo tem vários salões e pequenas galerias com 450 metros de comprimento por onde muitas vezes é necessário rastejar, andar agachado ou inclinado em pequenas fendas verticais ou horizontais. Todo o percurso é acompanhado por um riacho que forma pequenas quedas d’água dentro da caverna. Há uma pequena corredeira/cascata, claraboias naturais e espécies características do local como caranguejos de água doce e morcegos. Outros animais podem ser avistados, mas neste caso entram com a água das chuvas. No fim do passeio, os turistas sobem uma cachoeira de 3 m e na volta pela trilha podem apreciar a Serra da Mantiqueira.

O preço do caving na caverna Quebra Corpo é de R$ 95,00 por pessoa com equipamentos de segurança e acompanhamento de guias e condutores qualificados conhecedores da caverna. Crianças acima de 5 anos podem participar dessa aventura.

O passeio é oferecido pela ProximAventura Canoar e o turista conta com estacionamento, vestiários, duchas quentes e frias, recepção e área verde nas margens do Rio do Peixe.

Para curtir tudo isso e muito mais, a dica é aproveitar e ficar uns dias na cidade. Socorro possui uma infraestrutura hoteleira bem variada. Há desde pousadas pequenas, com diárias somente com café da manhã, a hotéis completos com piscinas, saunas, ofurô, campo de futebol, lagos para pesca, quadras de tênis, cavalos, pomares, plantações de café e equipe de monitores com programação de lazer para crianças e adultos. Informações sobre a cidade e hospedagem nos telefones: (19) 3895-8005 Informações Turísticas e pelo site www.socorro.tur.br

Serviço:

Trekking das grutas Pedra Bela Vista:

Informações e reservas no site www.pedrabelavista.com.br e nos telefones (19) 99175 7600 e (19) 97147 7770

Caving Caverna Quebra Corpo:

Informações e reservas pelo site www.proximaventura.com.br

ou contato@proximaventura.com.br e telefones (19) 3855-7474 e (19) 99906-7544(whatsApp)

*fotos em alta resolução em www.bancadenoticias.com.br


    
Veja todas as fotos


Últimos Releases



Contato

Silvana Pereira
silvana@bancadenoticias.com.br
(011) 2528 0925
(011) 98274 1238

© 2024 - Banca de Notícias. Todos os direitos reservados.