HOME BANCA DE NOTÍCIAS CLIENTES CONTATO CADASTRE-SE JORNALISTA
Busca Rápida



Categorias


SUÍTES DUPLEX FESTIVAL DE VERÃO CASAS NA ÁRVORE DEZEMBRO NOVOS BANGALÔS COPA DO MUNDO CONDÉ NAST GARRAFAS PET MUSEU DA LITURGIA CHAMPANHES ROTHSCHILD DOWN HILL CORPORATIVO PROMOÇÕES CASA NA ÁRVORE CONSCIÊNCIA NEGRA FINADOS CANUDOS CONGRESSO FERIADO 12 DE OUTUBRO FESTAS RECICLAGEM FESTA DA PADROEIRA MÃES PRÊMIO TRIPADVISOR CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS


Colônia japonesa em Santo Antônio do Pinhal atrai turistas com a venda de orquídeas; cidade é uma das maiores produtoras do Estado de São Paulo

07/05/2012

Santo Antônio do Pinhal, a 170 km de São Paulo, é considerada uma das maiores produtoras de orquídeas do Estado de São Paulo. Uma das mais belas flores da nossa flora, a orquídea tem vários formatos, tamanhos e cores e floresce praticamente o ano todo, dependendo da espécie.

Os antigos colonos japoneses, que se instalaram em Santo Antônio do Pinhal na Fazenda Renópolis, tempos depois transformada em Colônia Renópolis, trouxeram as primeiras mudas desta planta, que se adaptou muito bem ao clima frio da região. A produção hoje em dia chega a mais de 50 mil vasos e 150 mil galhos por ano. Antes de cultivar orquídeas, muitos colonos criaram frangos ou trabalharam na plantação de hortaliças e árvores frutíferas.

Há 35 anos o produtor Shiguero Katayama, em contato com a colônia japonesa de Atibaia (SP), resolveu começar a plantar orquídeas em sua propriedade. Deu tão certo que este pioneiro importou tempos depois cerca de 20 mil mudas do Japão, dando início à tradição das orquídeas na Serra da Mantiqueira.

Hoje, 13 propriedades em Santo Antônio do Pinhal se dedicam ao cultivo de orquídeas. A maioria se concentra no bairro Renópolis. O turista pode visitá-las e comprar orquídeas de várias espécies e tamanhos.

A Fazenda Renópolis, próxima ao bairro do mesmo nome e que deu início a Colônia, também vende parte das orquídeas produzidas na região. A fazenda tem uma Casa de Chá bem charmosa, onde são oferecidos mais de 40 tipos de chás orgânicos. As ervas são cultivadas na fazenda e depois desidratadas. O chá colonial é acompanhado de vários tipos de bolos, geleias e tortas. Tudo feito lá mesmo. É uma ótima opção para descansar e curtir a natureza.

Quem aprecia a beleza das orquídeas, já pode ir se programando. Está marcada para este ano, de 7 a 29 de julho, a 22ª Festa da Orquídea, dentro da programação do Festival de Inverno de Santo Antônio do Pinhal. Haverá exposições e venda de orquídeas.

Para conhecer os produtores de orquídeas e comprar flores, o ideal é passar um fim de semana na cidade. Santo Antônio do Pinhal oferece várias opções de hospedagem. Pousadas bem charmosas de vários estilos e preços. O turista consegue informações sobre a colônia japonesa, os principais pontos turísticos da cidade, mapas e sugestões de hospedagem na Associação Comercial (ACASAP), que fica na Praça do Artesão e no Centro de Informação Turística, localizado logo na entrada de Santo Antônio do Pinhal. Mais informações nos telefones (12) 3666 1444 / 3666 2595 / 3666 2105 ou pelo site www.santoantoniodopinhal.sp.gov.br

Serviço:

Fazenda Renópolis: Rodovia Floriano R. Pinheiro (Taubaté-Campos do Jordão) Km 38 – Reservas para o Chá Colonial (12) 3666 1470 ou www.renopolis.com.br

Bairro Renópolis: produção e venda de orquídeas

**** Temos fotos em alta resolução


   
Veja todas as fotos


Últimos Releases



Contato

Silvana Pereira
silvana@bancadenoticias.com.br
(011) 2528 0925
(011) 98274 1238

© 2024 - Banca de Notícias. Todos os direitos reservados.